Psicologia das Emergências

Cursos, Palestras, Treinamentos, Workshops, Supervisões

Incidentes críticos afetam indivíduos, famílias e organizações. Incluem situações que desestabilizam os modos cotidianos e rotineiros de adaptação e exigem respostas criativas. As crises põem em risco a qualidade da adaptação, podendo acarretar intenso sofrimento emocional e a manifestação de sintomas.

Falecimentos inesperados, rupturas afetivas, demissões, acidentes, violência urbana, até desastres de origem natural ou antropogênica, fazem parte do rol de eventos que são denominados incidentes críticos ou Psicologia de Emergências.

O objetivo do curso é instrumentalizar profissionais e estudantes para atuação clínica em consultórios, organizações e na comunidade, para prevenir a intensificação das crises e suas consequências desorganizadoras. São apresentadas técnicas de intervenção individual e grupal e os seus respectivos fundamentos teóricos, indicadas para utilização em eventos críticos mais circunscritos, ou de grandes proporções.

Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica

O curso foi elaborado de forma a atender aos profissionais da área de saúde que necessitem um modelo de intervenção clínica pautado em objetivos definidos e com duração pré-determinada, com um máximo de 20 sessões, voltado para o atendimento de pacientes individuais adultos.

A psicoterapia com objetivos definidos e delimitados é uma forma eficaz de atuação preventiva, evitando uma agudização de conflitos e favorecendo a remissão de sintomas, auxiliando em situações de crise e desenvolvendo condições para respostas resilientes.

 

É baseada na elaboração de um minucioso diagnóstico psicodinâmico constituído pela identificação das diversas facetas do conflito intrapsíquico, das defesas e das modalidades de vinculação intrafamiliares, na identificação de situações-problema e na definição de estratégias de intervenção.

Apresenta uma proposição de integração da psicanálise, teoria do apego, teoria sistêmica, enfatizando tanto a mentalização, o trabalho com afetos e os processos de vinculação.

Método: Aulas expositivas com debates. Integração Teoria e Técnica 

As aulas são distribuídas de forma a propiciar espaço para discussão de casos clínicos, ou de atendimentos que  estejam sendo realizados pelos participantes, conjugando teoria e prática.

Supervisão Clínica Presencial

Psicólogos recém formados ou não, que necessitam discutir os casos para atendimento, encontram no Núcleo Foccus Psicologia Aplicada um local para aprofundamento dos atendimentos e melhor compreensão dos casos.

Núcleo Foccus

Psicologia Aplicada

ENDEREÇO

Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 421

Alto da Boa Vista - São Paulo - SP

WhatsApp: (11) 99935-1434

Telefone: (11) 5521-9141

HORÁRIOS 

Segunda - Sábado: 7:00 – 22:00

© 2019 por  Núcleo Foccus Psicologia Aplicada.